Blog

Museu do Café inaugura a exposição “50 anos da Organização Internacional do Café”

O Museu do Café – instituição da Secretaria de Estado da Cultura – inaugura, com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a exposição “50 anos da Organização Internacional do Café. A mostra, que terá sua abertura no dia 5 de dezembro deste ano e fica em cartaz até o dia 31 de março de 2014, tem como objetivo destacar a importância e a trajetória da entidade ao longo dos anos.
Nestes últimos 50 anos, a Organização Internacional do Café (OIC) se tornou um órgão de cooperação entre países produtores e consumidores de café, com grande representatividade no cenário mundial. Desenvolveu papel fundamental na estabilidade do mercado, por meio da administração dos Convênios Internacionais do Café. Hoje, trabalha com o objetivo de fortalecer o setor cafeeiro global e promover sua expansão sustentável, oferecendo melhores condições aos participantes do agronegócio e atuando inclusive em prol de pequenos produtores de países em desenvolvimento.

A exposição trará itens que estão diretamente relacionados com a atuação da indústria cafeeira, como sacas de café de diversos países e convênios assinados por representantes de várias nações. A mostra também irá disponibilizar trechos de entrevistas do projeto de história oral do Museu, em áudio e vídeo, de personalidades ligadas à corretagem e exportação e, como destaque, o depoimento do ex-ministro Delfim Neto. Complementando o discurso narrativo, imagens de marcos históricos – como a quebra da Bolsa em 1929, propagandas do Instituto Brasileiro do Café, Guerra do Vietnã, entre outros – contextualizam pelo viés político e econômico, a trajetória da OIC no século XX.

Os visitantes poderão aprender mais sobre o mercado e os benefícios do café por meio de ações educativas. O jogo “Fazenda Sustentável” trata, de forma lúdica, sobre questões relativas à cafeicultura sustentável e aos selos de certificação, que são a garantia de que foram cumpridos normas e métodos específicos que agregam valor ao grão. Haverá ainda um mapa-mundi interativo, com informações sobre os cinco maiores países produtores e exportadores do produto.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>